Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Estado do Pará registra aumento de mais de 76% nas apreensões de "rebites" nas rodovias
Data de Publicação: 7 de fevereiro de 2021 20:36:00 Só em 2020 a PRF registrou 173 ocorrências de uso de anfetaminas nas rodovias do estado do Pará, com 4.989 unidades apreendidas.

A cada dia que passa, mais e mais caminhoneiros tem recorrido ao "Rebite" para suportarem as longas jornadas de viagens em seus caminhões.
Mas afinal o que é o Rebite?
É uma das substâncias ilegais mais comuns nas estradas do Brasil, muito usada por caminhoneiros para driblar o sono e permitir que eles dirijam por mais horas ininterruptas.
O rebite é uma droga derivada da anfetamina, que pode possuir cocaína, e é conhecido pelos nomes “bolinha” e “ecstasy”. Sua atuação no sistema nervoso altera neurotransmissores e, assim, mantém os indivíduos em estado de alerta. A ação da droga dura de 4 à 12 horas.
Só no ano de 2020, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 173 ocorrências de uso de anfetaminas nas rodovias do estado do Pará, com 4.989 unidades apreendidas. Em 2019, foram feitos 125 registros de uso de anfetaminas, com 2.824 unidades apreendidas. Esses dados representam um crescimento de 76,6% no volume de apreensões e 38,4% no número de ocorrências. O aumento de 76,6% nas apreensões é resultado do reforço no policiamento e intensificação da fiscalização nas rodovias do estado.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe o uso dessa droga, pois podem causar sérias complicações na saúde dos motoristas, além de provocar acidentes nas rodovias.
O Rebite é identificado no exame toxicológico?
Os motoristas profissionais precisam passar pelo exame toxicológico em dois momentos, quando está no processo de obtenção da CNH profissional ou na renovação da mesma. Mas será que esse exame identifica o uso do "Rebite"?
Muitos motoristas pensam que após as 12 horas do efeito da substância, o corpo a elimina. Errado: o exame toxicológico identifica a anfetamina ingerida cerca de 3 meses antes da sua realização. Ou seja: apenas um comprimidinho pode invalidar o seu exame e, assim, impedir você obtenha ou renove a sua carteira de habilitação.
Além disso, os "Rebites" podem trazer sérios danos à saúde, alguns imediatos e outros após um longo tempo de uso: aumento da frequência cardíaca, tontura, náusea, dor de cabeça e visão turva/tremida são apenas alguns dos sintomas. Todos esses sintomas podem se tornar um risco para a saúde do motorista e causar acidentes nas estradas.
Portanto, meu amigo caminhoneiro, pense na sua vida e nas das pessoas que estão nas estradas e diga: NÃO ÀS DROGAS!
Maíra Fernanda - Clube do Motorista
DNIT restaura 86 quilômetros da BR-364/MT
O Trecho da Rodovia federal (BR-364/MT) entre os municípios de Rondonópolis e Alto Araguaia é fundamental para o escoamento do agronegócio da região. Saiba Mais +
Mais de 30 pontos de manifestação foram desmobilizados nas rodovias federais em todo o país nas últimas horas
Boletim divulgado pela PRF às 10h30 desta quinta-feira (09). Fique atento aqui ao nosso portal e redes sociais oficiais para se manter atualizado quan Saiba Mais +
DNIT realiza obras de manutenção em 100 km da BR-230 no Ceará
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) segue atuando para melhorar as condições das rodovias federais do Estado do Ceará sob su Saiba Mais +


