Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Diesel estabiliza nos postos após corte provisório dos impostos
Data de Publicação: 13 de março de 2021 14:42:00 Após várias semanas de alta, o preço médio de venda do óleo diesel nos postos de combustíveis do Brasil estabilizou, devido ao recente corte dos impostos federais, PIS e Cofins sobre combustível por dois meses.
Após várias semanas de alta, o preço médio de venda do óleo diesel nos postos de combustíveis do Brasil estabilizou, devido ao recente corte dos impostos federais.
Durante os meses de março e abril, não serão cobrados os impostos federais que incidem sobre óleo diesel Tipo A, vendido nas refinarias.
Após o corte provisório dos impostos PIS e Confins sobre a comercialização e importação do diesel, a Petrobras chegou a fazer mais um reajuste de 5% no dia 09/03. Esse último aumento retirou da classe dos caminhoneiros, qualquer esperança em pagar um preço mais justo no valor do combustível. No final das contas, a redução do imposto só serviu para estabilizar o preço do combustível.
A medida de cortar os impostos é provisória e não resolve a situação dos caminhoneiros, principalmente a classe dos autônomos. O corte dos tributos, que deveria aliviar o bolso do caminhoneiro, somente estabilizou o preço do combustível neste momento.
A estatal sempre se defende dizendo que a política de preços do petróleo, sofre com a influência de fatores como o câmbio e as cotações internacionais do petróleo.
Neste ano, a Petrobras, já elevou em 34% o valor do diesel até o momento neste ano.
Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o valor do diesel encerrou esta semana em média R$ 4,232 por litro, praticamente estável ante os R$ 4,230 por litro da semana anterior.
Os valores do combustível nos postos dependem de uma série de questões, incluindo margem de distribuição e revenda, além de impostos e adição obrigatória de biocombustíveis, entre outros.
Maíra Fernanda - Clube do Motorista