Português Italian English Spanish

Caixa lança crédito especial para os caminhoneiros autônomos

Caixa lança crédito especial para os caminhoneiros autônomos

Data de Publicação: 5 de fevereiro de 2022 14:30:00
A Caixa Econômica lançou linha de crédito especial para os caminhoneiros autônomos. O benefício antecipa os custos dos fretes com taxa de juros de 1,99% ao mês.

A imagem mostra os óculos de visão noturna - Night Drive e como fica a visibilidade com a utilização desses óculos a noite

 

A foto mostra o motorista dentro do caminhão fazendo sinal de beleza com a mão
Banco de Imagens

 

A Caixa Econômica e o Governo Federal lançaram ontem (04/02), uma linha de crédito especial para os caminhoneiros autônomos. Batizada de "Giro caixa Transporte" o benefício vai antecipar o pagamento de custos referentes aos fretes com taxa de juros de 1,99% ao mês.

A medida do Governo veio após longo período de turbulência entre a classe dos caminhoneiros que evidenciou a possibilidade greve geral nas rodovias.

Sobre o Giro Caixa Transporte

O recurso vai funcionar com base na antecipação dos custos de fretes. As companhias que realizam a contratação de frete a prazo poderão solicitar o adiantamento ao banco, que repassará o dinheiro diretamente ao caminhoneiro autônomo. Dessa forma, o motorista autônomo terá receberá o montante de uma só vez na sua conta da Caixa.

Para quem solicitar o benefício a caixa Econômica Federal fará o deposito diretamente na conta dos caminhoneiros com a até 120 dias de antecedência. 

Segundo o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o programa vai diminuir a burocracia do serviço de transporte e aumentar ganhos financeiros para os caminhoneiros autônomos.

“A linha de crédito é um sistema de antecipação de recebíveis em que as empresas de transporte tomam o crédito, mas o beneficiário é o caminhoneiro, quem está na ponta da linha. Isso significa libertar o caminhoneiro da carta de frete, das operações de crédito casadas que tanto subtraem renda”, comentou o ministro Tarcísio Gomes.

Até então, as opções que tinham disponíveis no mercado para antecipação do pagamento chegavam a cobrar até 20% dos valores dos fretes, o que tornava inviável para os caminhoneiros. 

Estima-se que com essa medida, cerca de 1,5 milhões de caminhoneiros autônomos poderão ser beneficiados.

“O caminhoneiro tinha o frete, mas ele não tinha necessariamente o dinheiro antes de entregar a carga, então, ele precisava pegar emprestado. Com uma central de registro, a Caixa antecipa esse recurso, com uma inadimplência próxima a zero, e com uma taxa 90% menor”, mencionou Guimarães, Presidente da Caixa Econômica.

Como o benefício vai funcionar?

As empresas de transporte rodoviário de cargas, podem solicitar ao banco que antecipe para o caminhoneiro o valor do frete. O motorista autônomo poderá receber o valor devido por meio de deposito na conta, poupança Social Digital e no Caixa Tem.

Será necessário para obter a antecipação, que os fretes estejam todos registrados no sistema da Secretaria da Fazenda, com emissão do MDF-e - Manifesto Eletrônico Fiscal. Tal documento é o responsável por armazenar todo os dados sobre os encarregados por realizar o transporte e cargas.

Para solicitar o crédito do Giro Caixa Transporte, a companhia deve solicitar o limite em uma agência da Caixa, mediante análise de crédito da empresa. Quando for liberado o limite, a operacionalização do serviço será feita digitalmente pelo Gerenciador Financeiro do banco.

Já em relação à amortização da dívida, ela será feita em parcela única e o vencimento na mesma com data a ser definida pelo transportador no MDF-e para o pagamento do frete.

Recomendamos também a leitura do artigo Governo discute a criação de "Bolsa Caminhoneiro"

Por André Pedrosa - Clube do Motorista

  Veja Mais
Exibindo de 1 a 4 resultados (total: 16)