Português Italian English Spanish

Como dirigir carro automático: Aprenda de uma vez por todas

Como dirigir carro automático: Aprenda de uma vez por todas


Mesmo com a grande popularidade que os veículos automáticos estão ganhando, muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre como dirigir carro automático e sobretudo acerca da sua manutenção. Até carros mais simples e populares como, por exemplo, o Ford Ka, pode sair já de fábrica com transmissão automática, o que demanda conhecimento do motorista para poder dirigi-lo. Veja tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Como dirigir carro automático
Como dirigir veículo automático. Aprenda de uma vez por todas

 

Hoje é extremamente fácil comprar um carro com câmbio automático. Aliás, nunca foi tão fácil comprar um carro com essa tecnologia. Segundo consultoras especializadas no assunto, o volume de compra desses veículos tem crescido de maneira tão significativa que já ultrapassaria a venda de veículos com câmbio manual em pouquíssimo tempo. Mas a pergunta que fica é como dirigir carro automático?

Muitos consumidores possuem uma série de dúvidas sobre o assunto e aqui você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre a direção de um carro automático.

A necessidade de se conhecer o funcionamento dessa tecnologia é crescente uma vez que praticamente todos os veículos do mercado hoje possuem ao menos um modelo sem o pedal da embreagem. Até carros mais simples e populares como, por exemplo, o Ford Ka, pode sair já de fábrica com transmissão automática, o que demanda conhecimento do motorista para poder dirigi-lo.

Mesmo com a grande popularidade que os carros automáticos estão ganhando, muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre o correto uso desse equipamento e sobretudo acerca da sua manutenção.

Abaixo veja tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

 

Como dirigir carro automático?

 

Essa é de fato uma pergunta muito frequente quando o assunto são os veículos de transmissão automática. Afinal, como dirigir esses automóveis? Dirigir em si o carro automático é super simples. O motorista não terá qualquer tipo de dificuldade quanto a isso, mas é preciso que conheça cada uma das funções da manopla do câmbio e como conduzir o veículo de fato, do contrário pode acabar encontrando dificuldade.

Mas para que o veículo inicie a rota, basta apenas que, com o veículo ligado, se pise no freio e mova a alavanca do câmbio para a posição D. Feito isso basta que o motorista libere gradativamente o freio, assim verá o carro começando a andar.

 

Mas e durante uma subida?

 

Independente do modelo do veículo, todo automóvel com câmbio automático possui um sistema de kickdown. Quando o motorista pisa fundo no acelerador, o sistema reduz uma ou duas marchas, ou seja, ele entende que o veículo precisa de mais potência para aumentar a velocidade na subida por exemplo. Nesse sentido o sistema entende que é necessário redução da marcha para que o carro se desloque mais rapidamente em subidas ou ultrapassagens.

Se o motorista precisa de força e velocidade para uma subida, por exemplo, basta unicamente que pise fundo no acelerador e controle posteriormente a velocidade atingida. Assim é possível vencer o aclive. Alguns modelos trazem a posição L no câmbio onde a marcha é travada para subidas. Mas no geral, para subidas é necessário expressamente pressionar o acelerador.

 

O que significa as letras presentes no câmbio?

 

Essa é uma dúvida importante que ajuda o motorista a entender como o câmbio automático funciona. Todo sistema de transmissão automática possui as letras P, D, N e R.

 

Letras presentes no cambio automático
Manopla de mudança de marchas do cambio automático

 

A letra P vem do inglês Parking e deve ser utilizado sempre que o veículo estiver estacionado, antes de ser desligado. O R vem de marcha ré e tem a mesma funcionalidade de engatar a ré no veículo manual.

Já a letra N vem de neutro e tem a mesma função do chamado ponto morto. O D vem da palavra Drive e deve ser acionado assim que o motorista decide andar com o veículo. Ao ser acionado o freio deve ser gradativamente liberado para que o veículo se desloque.

A depender do modelo, é possível que apresente no câmbio outras letras, como é o caso da L, que vem de Low e está relacionada com a redução de marchas para subidas, ou S para Sport. Nesse caso consiste em uma direção mais esportiva.

 

Função do neutro no câmbio automático

 

O N, que consiste no neutro do veículo automático, como mencionado acima, tem a mesma função do chamado ponto morto no veículo de câmbio manual. Deve ter seu uso acionado sempre que necessário movimentar o veículo com o motor desligado. Sendo um composto indicado para manutenção, por exemplo, no qual o veículo precisa ser rebocado.

Ou seja, sempre que precisar mover o carro desligado, use o N.

 

Como verificar o óleo de câmbio?

 

Como dirigir carro automático é uma dúvida bem frequente, mas a manutenção desses modelos também gera uma série de questionamentos. Um deles diz respeito ao nível do óleo do câmbio, como verificar quando está bom?

Veículos com sistema de transmissão automática possuem um reservatório denominado de reservatório do fluído do câmbio.  O seu nível pode ser verificado de modo similar a verificação do óleo do motor, através de uma vareta que identifica o nível em que o óleo está presente.

Vale destacar, entretanto, que independente disso, é recomendado que o motorista consulte o manual do proprietário antes de realizar qualquer tipo de verificação por conta própria.

 

Comandos 1, 2 e 3, qual a função?

 

Assim como presente no câmbio manual, os números 1, 2 e 3 indicam as marchas no sistema de transmissão automático. Ao colocar a manopla em um dos números indicados, o funcionamento do veículo estará condicionado àquela marcha.

Se o veículo estiver com o câmbio no número 2, por exemplo, o câmbio e todo o sistema de transmissão não vão passar da segunda marcha, mesmo que o motorista eventualmente acelere o veículo.

 

Entendendo o funcionamento do D3 no câmbio

 

A posição D3 tem a mesma função que a do comando ditado pelo número 3 mencionado acima. Em outras palavras, impede que o câmbio e o veículo passem da terceira marcha.

Vale dizer, que a indicação de uso do comando D3 é similar a do comando 3 quando se dirige o veículo.

Com o conhecimento adequado de cada um dos comandos e o que expressam no processo de direção do veículo, se torna mais fácil pilotar um automóvel com câmbio automático.

 

Destravando o câmbio

 

Essa é uma dúvida bem recorrente também, mas para destravar a manopla do câmbio automático, basta pressionar o pedal do freio antes de movimentar a alavanca. Ao realizar esse movimento ela estará passível de ser movimentada pelo motorista para um dos comandos mencionados anteriormente. Para sair com o carro, o câmbio deve estar posicionado no D, de Drive.

Para efetivamente sair, o motorista deve ir liberando progressivamente o freio e controlando a velocidade.

 

Câmbio semiautomático

 

Caso você esteja buscando comprar um veículo com câmbio automático, já deve ter se deparado com os modelos de câmbio semiautomático e se questionado sobre o seu funcionamento, ou principalmente sobre as diferenças com o câmbio automático. Bem, vamos entender exatamente no que consiste um câmbio semiautomático.

 

Câmbio semiautomático
Câmbio automatizado

 

Um câmbio semiautomático, ou automatizado, nada mais é do que um câmbio que se utiliza de sensores e computadores com inteligência artificial para realizar o processo de troca de marchas. É na prática um robô que tem a função de controlar a embreagem e realizar as trocas de marcha no momento adequado.

 

E qual a diferença?

 

A diferença entre um câmbio automático e um semiautomático é que a transmissão automática substitui a embreagem por um sistema de engrenagens que está atrelado ao conversor de torque.

O câmbio semiautomático mantém todos os componentes presentes em um câmbio manual, inclusive a embreagem. Mas tudo isso tem o seu acionamento por meio de um computador. Ou seja, é o mesmo sistema de um câmbio manual, mas pilotado por um sistema informatizado.

Por: André Pedrosa - Clube do Motorista