Português Italian English Spanish

Como verificar pontos na CNH? Consulte você mesmo

Como verificar pontos na CNH? Consulte você mesmo


Veja como consultar os pontos na CNH. O processo é simples, e essencial para que o motorista tenha conhecimento do estado de sua habilitação e em especial os pontos que se acumulam em sua Carteira Nacional de Habilitação.

Carteira Nacional de Habilitação na mão
CNH em mãos

 

Como verificar pontos na CNH é uma possibilidade que o próprio site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) traz para o usuário. O órgão federal tem a responsabilidade de realizar a fiscalização do trânsito e igualmente a aplicação de multas que levam a pontos na habilitação do motorista especialmente em casos de inflação.

A partir do computador, no site do Detran do estado no qual a habilitação foi emitida, o motorista pode verificar quantos pontos foram aplicados a sua carteira e em casos mais graves ver se já foram liquidados todos os pontos de sua habilitação.

O processo de como verificar pontos na CNH é simples, e essencial para que o motorista tenha conhecimento do estado de sua habilitação e em especial os pontos que se acumulam em sua CNH. O processo deve ser feito tanto por motoristas experientes quanto motoristas mais novos mas que já dirigem seus veículos.

A consulta de pontos deve ser uma rotina realizada periodicamente pelo motorista, sobretudo para aqueles que dirigem com uma frequência maior uma vez que as chances de acabar levando uma multa são maiores.

O Código Brasileiro de Trânsito especialmente em seu artigo de nº 259 estabelece a quantidade de pontos que devem ser computados de acordo com o grau da infração cometida pelo motorista ao dirigir um veículo. Por exemplo, infrações gravíssimas correspondem a sete pontos que devem ser computados a CNH do motorista.

A soma desses valores pode levar a liquidação dos pontos da carteira de habilitação do condutor e consequentemente a sua suspensão. A suspensão do direito de dirigir ocorre quando o condutor ultrapassa quarenta pontos em sua habilitação.

Anteriormente o código previa que a suspensão ocorreria com vinte pontos. Mas sofreu uma alteração devido à Lei 14.071/2020, de autoria do Executivo. A alteração passou a valer a partir de abril de 2021.

Como verificar pontos CNH: site do Detran

Para consultar quantos pontos o motorista tem computados em sua habilitação, ele deve entrar no site do Detran de seu estado. Esse consiste no processo adequado para consulta.

Ao acessar o site do Detran do estado de emissão de sua CNH, o motorista deve buscar pelo ícone Habilitação. Ele está na barra superior da página.

Ao clicar ali o usuário será redirecionado para uma nova página na qual haverá logo no topo da tela haverá Consulta de pontos da CNH – Acesse o serviço.

Para efetivamente acessar o serviço o usuário deverá logar no sistema do Detran com seus dados pessoais, CPF e senha previamente cadastrados. Caso essa seja a primeira vez utilizando o sistema do Detran será necessário criar uma conta, que pode ser feita por meio do CPF.

Se não se lembrar da senha, é possível acessar através do CPF após responder algumas perguntas de segurança.

 

Tela de consulta de pontos da CNH - Detran - MG

 

Alguns estados como Minas Gerais oferecem a consulta sem a necessidade de realizar um cadastro previo, apenas com a informação de CPF, fata de nascimento e data da primeira habilitação. A imagem acima exemplifica a tela de informações a serem inseridas para realizar a consulta.

Ao entrar no sistema o motorista pode escolher consultar o histórico de pontos ou apenas nos últimos doze meses. Feito isso deve confirmar que não é um robô e clicar em Pesquisar.

Na tela estará um relatório com os pontos tomados pelo condutor. É possível caso o condutor tenha pontos computados em usa habilitação, verificar a natureza desses pontos.

Além de consultar, a plataforma permite que o usuário emita uma certidão de pontos da CNH. Na própria tela em que está basta apenas clicar em Certidão de Pontos. Será feito um arquivo em PDF que pode ser salvo diretamente no computador ou impresso, se for preciso apresentar em algum local.

Na certidão há a data em que ela a sua emissão ocorreu e igualmente a hora, assim como um QR Code para validar a sua autenticidade.

Após consultar os pontos basta que o condutor saia do sistema.

Leia também: Prazo de renovação da CNH pode chegar a 12 anos devido as novas regras e pandemia

Informações importantes

Apesar de diferenças entre os sites do Detran, de acordo com o estado no qual o condutor está, de modo geral a pesquisa para consulta dos pontos é feita de maneira bem similar. Isso porque a estrutura do site entre os diferentes estados se mantém bem fiel, o que acaba facilitando bastante para o condutor.

Vale destacar que apesar da alteração no Código de Trânsito feita pela Lei 14.071/2020, o motorista ainda pode ter a sua habilitação suspensa caso atinja vinte pontos tendo duas ou mais infrações gravíssimas.

Assim como pode igualmente sofrer da mesma sanção tendo trinta pontos com uma infração gravíssima e quarenta, mesmo não tendo nenhuma infração gravíssima, ou grave.

Por: André Pedrosa - Clube do Motorista

 

 

  Veja Mais
Exibindo de 1 a 4 resultados (total: 10)