Português Italian English Spanish

Scania inicia teste de caminhões autônomos no trânsito em rodovias

Scania inicia teste de caminhões autônomos no trânsito em rodovias

Data de Publicação: 3 de fevereiro de 2021 20:22:00
O teste está sendo realizado na autoestrada E4 entre Södertälje e Jönköping, em trajeto de 291 Km entre as cidades.

A Scania acaba de iniciar testes com caminhões autônomos na rodovia E4, entre as cidades de Södertälje e Jönköping na Suécia. Os caminhões farão um percurso de 291 km (distância entre as cidades) carregados com mercadorias comuns de produção da Scania, para simular a carga. Por razões de segurança, o trajeto será supervisionado por um motorista que em caso de emergência assumirá o controle e por um engenheiro que monitorará as informações do caminhão em tempo real. Isso se faz necessário devido a tecnologia de automação do veículo ser de nível 4, de acordo com a escala SAE.

De acordo com a tabela SAE de automação dos veículos, somente o nível 5 é considerado 100% autônomo.

"Tanto nos EUA quanto na China, já estão em andamento testes de caminhões de acordo com o Nível 4 em vias públicas, mas até onde sei a Scania é a primeira na Europa a testar a tecnologia em uma autoestrada e com carga útil", diz Hans Nordin, responsável pelo projeto Hub2hub.

"Nos próximos anos, também esperamos poder testar a tecnologia em outros países europeus e na China", diz Nordin.
 

Veículos autônomos na mineração não é novidade. Por se tratar de um ambiente controlado os testes com veículos Scania autônomos já acontecem desde 2017 na Austrália.

"A experiência adquirida com esses testes mostra que os veículos autônomos podem se tornar realidade em apenas alguns anos para o transporte em áreas fechadas, como minas e terminais", diz Nordin.

Recentemente a Scania anunciou que já está em testes o veículo 100% autônomo para mineração. O AXL foi desenvolvido já com o nível 5 de automação e portanto não foi necessário a cabine para o motorista.

"Chegamos tão longe no desenvolvimento de veículos autônomos que a tecnologia pode estar pronta para ser introduzida no mercado já nos próximos cinco anos para esse tipo de transporte. No entanto, levará mais tempo até que os veículos autônomos para dirigir em estradas com tráfego bidirecional e em ambientes urbanos se torne realidade", conclui Nordin.

A Scania planeja ainda esse ano expandir os testes para cobrir toda a rota entre Södertälje e Helsingborg. O percurso é de 523 km de distância entre as cidades.

Link do video do YouTube que mostra o teste do veículo

 

Maíra Fernanda - Clube do Motorista

  Veja Mais
Exibindo de 1 a 4 resultados (total: 16)