Português (Brasil)

PRF flagra caminhão causando poluição acima do limite permitido com utilização de equipamento proibido

PRF flagra caminhão causando poluição acima do limite permitido com utilização de equipamento proibido

Data de Publicação: 1 de fevereiro de 2021 21:16:00 Veículo utilizava equipamento para burlar o controle de emissão de poluentes, com o fim de evitar a compra de ARLA32 para uso regular.

Compartilhe este conteúdo:

Na BR116, km18, às 16:20h de 01/02/2021 em Lavrinhas/SP foi fiscalizado o veículo VOLVO FM 540, ANO 2014, conduzido por um homem de 30 anos.

Foi inspecionado o sistema de controle de poluentes do veículo SCR - sistema de redução catalítica seletiva e constatado: a tampa do tanque do ARLA não era original (estava sendo usado pedaço de câmara de pneu para tampar) e o veículo fazia uso de aparelho conhecido por EMULADOR (CHIP), o qual é proibido no país.

Este equipamento estava ligado ao circuito elétrico do veículo e tem a função de "enganar" o sistema SCR, não permitindo o consumo do ARLA e mantendo o veículo em funcionamento "normal" (sem perda de potência quando há aumento da emissão de NOx - óxido de nitrogênio acima de 7 g/kWh). Ficou clara a utilização desse emulador após testes com os fusíveis 10 e 94 (ambos do sistema SCR): ao serem retirados, o marcador do nível do ARLA deve deveria zerar em um veículo regular, o que não ocorreu pois permaneceu marcando a quantidade do reagente no tanque.

A AEA (Associação Brasileira Engenharia Automotiva), o ICCT (The International Council on Clean Transportation - O Conselho Internacional de Transporte Limpo) e a AFEEVAS (Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América do Sul) informam o uso de emulador elevam os níveis de NOx em até 5x mais que o limite estabelecido. No sol forte, óxidos de nitrogênio do escape de gases de veículos formam o ozônio ao nível do solo , o que pode desencadear crises de asma.

A poluição do ar não respeita fronteiras nacionais ( Ref: •Gordon B et al. Inheriting the world, the Atlas on Children's Health and the Environment. World Health Organization, Myriad Editions Ltd, 2004). Veículo foi retido para a retirada do emulador e troca da tampa do tanque do ARLA e preenchido recolhimento eletrônico do CRLV para a devida regularização do sistema SCR em oficina credenciada da marca, devendo apresentar danfe comprovando o reparo. Ao condutor foi lavrado TCO por crime ambiental e enviado cópia para MPE apurar crime ambiental e IBAMA apurar infração administrativa ambiental.

Fonte: PRF

Compartilhe este conteúdo: