Português (Brasil)

Governo confirma fim da pesagem de caminhões por eixo

Governo confirma fim da pesagem de caminhões por eixo

Data de Publicação: 23 de janeiro de 2021 21:07:00 Medida parece ser mais uma tentativa de impedir uma possível paralisação dos caminhoneiros, que esta sendo marcada para o início de fevereiro.

Compartilhe este conteúdo:

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, confirmou nesta última quinta-feira, 21 de janeiro, o fim da pesagem por eixo de caminhões com peso bruto total (PBT) de até 50 toneladas.

A notícia foi divulgada durante a tradicional live que é promovida através das redes sociais do Presidente da República, jair Messias Bolsonaro.

"Estamos revisando a norma de pesagem para onerar menos o caminhoneiro, ter menos multa em função disso. Estamos acabando com o peso por eixo em veículos de até 50 toneladas, aumentando a tolerância nos veículos que vão carregar mais", disse.

"Em breve, essa norma vai estar publicada e a gente está trabalhando muito na simplificação do transporte", reforçou ele, em transmissão ao lado do presidente Jair Bolsonaro.

O Ministro da Infraestrutura não confirmou uma data para a publicação das novas regras, disse apenas que "em breve essa norma estará publicada".

A mudança na pesagem é defendida por representantes dos caminhoneiros. Mas concessionárias de rodovias alegam que, por serem veículos mais pesados, caminhões geram um desgaste maior do asfalto e necessidade mais frequentes de manutenção. Por isso, em tese, poderiam pedir readequação dos contratos.

Durante a transmissão o ministro destacou também a decisão citada por Bolsonaro de ter reduzido taxas de importação de pneus para caminhões para quatro medidas especificas. Segundo ele, essa redução vai aumentar a competitividade dos pneus e poderá levar a uma redução de preços dos produtos.

"Essa redução faz parte de uma política de redução de custos. Uma política para melhorar a situação do caminhoneiro na estrada. E tem outras coisas importantes vindo por aí", afirmou Freitas.

Simplificação do transporte

Durante a live, o Ministro da Infraestrutura também comentou uma nova medida que promete agilizar o transporte rodoviário de cargas brasileiro, reduzir custos e facilitar a vida do caminhoneiro autônomo, graças a eliminação de atravessadores e intermediários. Trata-se da adoção do Documento de Transporte Eletrônico (DT-e).

"Estamos trabalhando muito na simplificação do transporte. Então a gente deve lançar em breve o Documento de Transporte Eletrônico. A gente vai condensar 15, 20 documentos de transporte em um único documento eletrônico, que vai ser emitido e vai tornar mais fácil a vida do caminhoneiro", disse Freitas. "Nós vamos eliminar intermediários no processo, atravessadores que comem a renda do caminhoneiro. Isso aí vai bancarizar o caminhoneiro. Então eu acho que é uma transformação para esse setor do transporte, a gente vai ter o caminhoneiro digitalizado, recebendo PIX e com acesso ao capital de giro. Então é uma nova vida que a gente vai inaugurar a partir do Documento de Transporte Eletrônico", concluiu. 

 

André Pedrosa - Clube do Motorista

 

Compartilhe este conteúdo:

  3 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

É impossível trabalhar do jeito que está um único. Peneu custar2520. Reais. Peneu liso não é o borrachudo O preço do óleo virou. Uma zorra total. Todos os dias tem preços diferentes sobe guaze todos diasPeças dobrou os preçosManutenção. Virou brincadeirasTem que tomar uma. Atitude. Urgente. Mesmo

É impossível trabalhar do jeito que está um único. Peneu custar2520. Reais. Peneu liso não é o borrachudo O preço do óleo virou. Uma zorra total. Todos os dias tem preços diferentes sobe guaze todos diasPeças dobrou os preçosManutenção. Virou brincadeirasTem que tomar uma. Atitude. Urgente. Mesmo

peneus pedagios disel são os socios majoritario no dia à dia do caminhoneiro