Português (Brasil)

Placa Mercosul: Projeto de Lei pode voltar com a indicação da cidade e pesar no bolso

Placa Mercosul: Projeto de Lei pode voltar com a indicação da cidade e pesar no bolso

Data de Publicação: 14 de fevereiro de 2021 20:01:00 No último dia (05/02), o deputado federal José Airton Félix Cirilo (PT-CE), apresentou o Projeto de Lei 279/2021 que pretende voltar com a identificação da origem do automóvel nas respectivas placas, além do lacre na chapa traseira.

Compartilhe este conteúdo:

Já faz um ano que se iniciou a implantação da placa Mercosul em todo território brasileiro, no entanto, alguns pontos foram criticados nesse período. Destaca se a ausência de indicação visual da cidade e do estado de registro do veículo.

No último dia (05/02), o deputado federal José Airton Félix Cirilo (PT-CE), apresentou o Projeto de Lei 279/2021 que pretende voltar com a identificação da origem do automóvel nas respectivas placas, além do lacre na chapa traseira.

Os dois itens já faziam parte da placa Mercosul, mas foram retirados em setembro de 2018, quando então estreou no Rio de Janeiro. O novo texto do projeto de lei propõe modificar o Artigo 115 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), para tornar obrigatória a identificação do município, além de trazer de volta o lacre. O projeto aguarda despacho do presidente da Câmara dos deputados e se encontra em fase inicial.

Aumento do custo para o proprietário

Antes da placa do Mercosul, era necessário a substituição da tarjeta toda vez que o veículo era transferido de um município para outro.

Caso seja aprovado, o novo texto do projeto de lei 279/21, voltará a obrigatoriedade de trocar as chapas ao alterar a localidade do veículo, o que elevaria os custos aos cidadãos.

Maíra Fernanda - Clube do Motorista

 

Compartilhe este conteúdo: