Português Italian English Spanish

DAF lança modelo CF 8x2 com motor mais potente da categoria

DAF lança modelo CF 8x2 com motor mais potente da categoria

Data de Publicação: 15 de março de 2021 21:45:00
A DAF acaba de lançar no Brasil a sua nova família de caminhões CF, os modelos foram completamente remodelados. O grande destaque é o modelo CF 8x2 rigido que possui o motor PACCAR MX11, de 410 cv e e transmissão automatizada ZF TraXon de 12 velocidades.

A DAF acaba de lançar no Brasil a sua nova família de caminhões CF, os modelos foram completamente remodelados. A montadora apresentou o seu novo portfolio com as seguintes configurações de rodas: 4×2 e 6×2 cavalos mecânicos, 8×2 rígido (ambas versões rodoviárias) e também o 6×4 off road.

O grande destaque é o modelo CF 8x2 rigido que possui o motor PACCAR MX11, de 410 cv e e transmissão automatizada ZF TraXon de 12 velocidades. Segundo os testes realizados pela montadora, o novo motor, apresentou consumo até 15% menor do que a versão anterior, que equipava outros modelos da linha CF. 

O novo motor PACCAR MX11 é fabricado em Ponta Grossa, no Paraná, e tem 10,8 litros e seis cilindros com sistema de injeção de combustível do tipo Common Rail, que entrega potência de 410 cv, com um torque de 2.100 Nm em 900 rpm, se tornando o mais potente do segmento. A construção do motor é em ferro fundido vermicular (CGI), e possui um peso reduzido em 180 kg se comparado ao PACCAR MX13. Isso se traduz em menor atrito, em consequência menor ruido, maior durabilidade e entrega maior economia de diesel. 

Um dos segredos para economia de combustível, é devido ao motor ter sido projetado para trabalhar em baixas rotações, em conjunto com o turbocompressor VGT, de geometria variável. Além disso o sistema traz a tecnologia multitorque, o que possibilita o caminhão trabalhar por maior tempo na última marcha, ajudando na sua eficiência.

O veículo é equipado com a transmissão XF TraXon, automatizada de 12 velocidades, que foi desenvolvida para operar em baixas rotações e com relações mais longas. Isso se traduz em troca de marchas mais rápida, suave e silenciosa, oferecendo maior conforto ao motorista.

O Novo 8x2 da DAF possui capacidade técnica é de 45 toneladas e o maior entre eixos da categoria, que é de 6.400 mm.  Ele se torna uma excelente escolha para operações de sider, contêiner, baú e prancha, entre outros implementos.

Como opcional a montadora oferece o conjunto de suspensão pneumática com regulagem de altura, modelo Full Air, juntamente com o sistema de freios a disco.

“A DAF Caminhões tem no seu DNA um padrão superior de qualidade, conforto e eficiência. Quando começamos a pensar o projeto do modelo rígido no Brasil, tínhamos certeza de que este novo caminhão deveria elevar o padrão desta categoria, oferecendo ao cliente uma nova experiência neste segmento. O resultado é exatamente o que planejamos e estamos muito felizes com o produto que o cliente brasileiro terá disponível para as suas operações de transporte rodoviário e distribuição”, acrescenta Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

Cabine e Tecnologias

 O cliente pode escolher entre duas opções de cabine, a Sleeper e a Space, ambas com cama, sendo a Space a maior da categoria, com 2,23 de altura interna. Além disso o caminhão conta com acabamento superior e prioriza o conforto e a ergonomia do motorista.

São várias as opções de revestimentos para o interior da cabine, tais como, paredes, colchão e cortina, novos detalhes cromados no volante e revestimento dos bancos renovado.

Foi desenvolvido um novo sistema de ar-condicionado inteligente, que prioriza o conforto e a economia de combustível, já que aciona menos o compressor, sem comprometer o conforto térmico.

Na parte externa, a cabine tem um design moderno, com detalhes cromados, logomarca DAF em alumínio escovado e para-choque em aço galvanizado. O CF também conta com para-sol renovado, priorizando a aerodinâmica, e novos faróis com lentes Lexan® de alta resistência a impactos.

O novo CF vem com a tecnologia, Assistente de performance do condutor que mostra em tempo real se o motorista está conduzindo o veículo de maneira eficiente, indicando o que o motorista deve fazer para reduzir o consumo de combustível.

O Controle de Cruzeiro Adaptativo controla automaticamente a velocidade do caminhão para que ele sempre mantenha uma distância segura do veículo que está à sua frente. O modelo ainda possui Aviso de Colisão Frontal, Sistema de Frenagem de Emergência, Alerta de Saída de Faixa e Controle de Estabilidade.

O motorista pode ainda, dentro da cabine, verificar o nível de pressão dos pneus. O sistema gera avisos quando a pressão de um único pneu é baixa ou a temperatura está alta, permitindo ao motorista agir rapidamente. Isso melhora o custo total de propriedade devido ao menor consumo de combustível e menor desgaste dos pneus.

O sistema de monitoramento de energia da bateria permite que o motorista verifique o status das baterias e fornece avisos quando os níveis de energia estão críticos, evitando também sobrecargas. O resultado é uma maior disponibilidade do veículo e maior vida útil da bateria.

Todos esses sistemas eletrônicos atuam em conjunto visando a segurança e a redução do consumo de combustível.

“O Novo CF traz muitos itens de segurança do nosso carro-chefe, o Novo XF. A soma destes dispositivos, com o trabalho excepcional do conjunto mecânico, faz do Novo CF um caminhão muito econômico, robusto, seguro e confortável. Este é um conjunto de qualidades inédito nesta categoria, elevando o patamar do segmento de rígidos no Brasil”, finaliza Broeze.

 
Maíra Fernanda - Clube do Motorista